23 de abril de 2012

Fobias e Alegrias de se pisar em um Palco

"A única pessoa no seu caminho é você mesma." Esta é uma das frases mais verdadeiras no filme Cisne Negro.    No filme Natalie Portman, é uma bailarina que tem um grande sonho de ser a bailarina principal da companhia de ballet de Nova York, da qual ela fazia parte. Ao longo da trama Nina, sua personagem passa por inúmeras transformações para vencer seus próprios bloqueios.

Há vários estudos que comprovam que corpo e mente independe do outro. Mas na dança, corpo e mente sempre foram uma coisa só , eles andam juntos e não podem ser dissociados.

Dentro da dança é necessário se reeducar. Conseguir trabalhar com a ansiedade que é tão presente na dança. Seja na hora de apreender os movimentos, quanto no momento tão esperado de subir no palco. Não importa se é pela primeira vez ou se é pela centésima vez. A ansiedade e o medo estarão ali presente, mas aos poucos é trabalhado pela nossa própria mente.

Para ficar mais tranquila , antes de entrar em cena, a bailarina deve se lembrar da respiração. Trata-se de um dos pontos mais importantes e um dos únicos que podem ser controlados. Com uma respiração profunda , a bailarina deve buscar a introspecção para trabalhar todo o corpo.

É recomendável que a bailarina em posição de relaxamento se visualize no palco e o cérebro irá gravar esta imagem e aos poucos a pessoa vai se sentindo confortável e segura.

Há aqueles que pisam no palco com medo de errar , mas é importante ter em mente que o erro é um aviso e não um ponto de parada. Deve ser visto como um alerta para estudar mais determinado passo ou para não se distrair durante a apresentação. Enquanto a ansiedade deve ser entendida como normal e natural.

Algumas pessoas por não entenderem o mecanismo do próprio corpo acabam desistindo ou travando. A verdade é que toda bailarina passa por isso. Cada uma tem o seu tempo. A diferencia é que com o tempo e a experiência , ela aprende a administrar essa ansiedade.