17 de setembro de 2010

A dança mudou a minha vida

Sempre fui uma pessoa muito tímida. Apesar da música estar sempre presente em minha vida, faltava algo a mais que me fizesse libertar. E a libertação chegou quando começei a dançar.


A dança não só animava minhas noites. Ela não só preenchia o vazio que eu sentia na época. A dedicação com a dança vez ela estar presente na minha vida. Dia a noite. Antes meu ouvido sorria ao ouvir uma música, depois o meu corpo, e mais pra frente minha alma começou a sorrir também.

"Todo o tipo de movimento pode se transformar em Dança. você pode coreografar tudo o que o corpo possa fazer, você joga no palco e aquilo é Dança" ( Willy Helm - bailarino)"





Hoje eu consigo perceber claramente que o mais importante vai além da técnica, mas sim o próprio sentimento, seu eu interior responder ao som que você ouve e sente. Não quero dizer que a técnica não seja importante, ela é e muito. Mas ficar preocupado com só com a técnica não te leva muito adiante.


Muitos professores, posso dizer que a maioria dos professores de dança focam na técnica, e esquecem de "ensinar" suas bailarinas a aprender a ouvir uma música, e a senti-la.


Hoje dou mais valor em ver alguma bailarina dançar com o coração, mesmo que sua técnica não seja tão boa, do que ver alguém com uma técnica maravilhosa, porém, mostrar-se fria e vazia. Você vê apenas um corpo dançando, belamente, porém, nunca irá te arrepiar quando você sente a emoção de uma bailarina que dança com a alma, e então parece existir uma mágica envolvente que seduz, e faz você poder quase sentir a mesma coisa que aquela bailarina. Pois ela conseguiu criar um elo entre ela e o público. Porque durante a dança, ela era mais do que uma bailarina e uma música, mas os dois se fundiram em um só.