4 de outubro de 2010

No verão, cuide bem de quem protege você


......A pele protege nosso organismo contra a radiação, agentes químicos e infecciosos. Por isso merece cuidados especiais no verão, época em que a incidência dos raios solares na pele é maior.
......Uma verdadeira barreira natural que bloqueia a entrada de agentes danosos ao nosso organismo; um termômetro perfeito que controla nossa temperatura fazendo com que eliminemos suor quando a temperatura está muito alta ou tremamos quando está muito baixa; um sensor excelente que transmite as sensações de tato, frio, calor e dor. Assim é nossa pele e por ser tão importante ela merece cuidados especiais nessa época do ano, quando a incidência dos raios solares é maior.......Ao contrário do que se pensa, os cuidados com a pele no verão precisam ser diários, mesmo quando não estamos na praia ou piscina.
......E se a proteção solar é tão importante - já que evita o envelhecimento precoce, câncer de pele e queimaduras - cuidados como a hidratação e limpeza da pele também são indispensáveis.
......A pesquisadora da Johnson & Johnson, Eliana Siqueira explica que até mesmo o banho tem que ser diferente nessa época do ano. "O ideal é evitar tomar banhos prolongados com água muito quente, pois eles ressecam a pele. Outra dica é escolher um sabonete de limpeza suave".
......Os hidratantes também são personagens importantes no cuidado com a pele durante o verão e alguns ingredientes como a glicerina e o propilenoglicol são capazes até de "captar" as moléculas de água do ambiente, devolvendo-as para a pele (são os chamados umectantes).
"Já outros ativos como os lipídeos e silicones formam um filme protetor, evitando que a água da pele evapore", explica a pesquisadora.

......Cuidar da pele é um processo que pode ser feito de fora para dentro - através dos produtos que ajudam a mantê-la saudável - e de dentro para fora, através da alimentação e da reposição de líquidos. Eliana esclarece como isso pode ser feito: "É importante evitar consumo excessivo de alimentos gordurosos e condimentados, além de beber sempre muita água, para repor o que o corpo perdeu com a transpiração", conta Eliana.
......Além da hidratação, produtos com ação reparadora e anti-radicalar também podem ser usados nessa época. Eliana indica aqueles que contém Vitamina E, ativo que além de possuir atividade protetora para a pele combate os radicais livres.
......A proteção da pele contra o Sol fica mesmo por conta dos protetores e bloqueadores solares. Hoje já estão disponíveis inúmeras versões que são ideais para peles oleosas e sensíveis E há também uma grande diversidade de FPs (fator de proteção solar) para atender todos os tipos de pele. 


Eliana Siqueira, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Tecnologia
da Johnson & Johnson. (Leslie Beatrice Diorio / Johnson e Johnson)
Fonte: Sortimentos.com



(...)



Quero muito viajar este final de semana mas infelizmente acho que não vou conseguir aproveitar o feriadão que está para chegar. Só penso no sol, na praia.. não sei se será dessa vez, mas seja como for irei aproveitar o diazinho com o meu gatinho. Uma coca-cola e andar de biscicleta com uma boa companhia também me faz suspirar e andar nas nuvens. =)

(...)