16 de fevereiro de 2011

Não tenha medo da verdade

Como vai sua vida? Como é o mundo em que você vive? Não me refiro aos acontecimentos que se materializam à sua volta, mas à forma como você os interpreta.

Quanto maior o seu senso de realidade, mais competência você terá para lidar com os desafios do dia-a-dia. Em uma sociedade que valorizaas aparências, as pessoas tentam ser aceitas, criando papéis que não condizem com o seu temperamento, limitando-se a fazer coisas das quais mão gostam, perdem o prazer da realização plena. A maioria das pessoas agem dessa forma.

Atrás dessa atitude estão as falsas crenças aprendidas. Elas distorcem as coisas e nos impedem de enxergar aquilo que é. Além disso, nossa imaginação é muito fértil e com facilidade entra na ilusão, sem saber que ao fazê-lo está programado a própria frustração.

Essa dificuldade de enxergarmos a verdade nos coloca em situações delicadas que acabam fazendo sofrimento.

Quando simpatizamos com uma pessoa, costumamos projetar sobre ela todas as qualidades que gostaríamos que ela tivesse, confiamos nela sem observar os traços negativos de sua personalidade. É o que acontece em muitas famílias, onde os pais não querem ver os pontos fracos dos filhos. Essa omissão pode custar muito caro porque ao observar os pontos fracos já na primeira infância, poder-se-á encontrar ajuda profissional e tomar atitudes adequadas, auxiliando-os a vencer suas dificuldades.

Querer enxergar a verdade não implica em julgar as pessoas ou entrar na maldade. Trata-se apenas de proteger-se de futuros aborrecimentos, preservar a própria integridade e até a chance de ajudar as pessoas.

O inverso tb acontece. Qd implicamos com uma pessoa, costumados ver apenas seus pontos fracos, ignorando o que se possa ter de bom. Se vc implica com uma pessoa com a qual tem que lidar no dia-a-dia, ao invés de critica-la, de desejar afasta-la, reaja, tente descobrir suas qualidades. Essa é a forma mais adequada de lidar com a situação.

Quando vc muda a maneira de ver, muda todas as coisas à sua volta. Enquanto continuar criticando, rejeitando a pessoa, estará fortalecendo energeticamente a ligação entre vocês. Só o entendimento e a aceitação das diferenças, percebendo aquilo que é, solucionará a situação.

Ou vocês se entendem e passam a ter um relacionamento melhor ou essa pessoa se afastará, irá para um lugar onde se sinta mais feliz. Assim, ambas ficarão bem. Não tenha medo da verdade. Ela o libertará.


(Zibia Gasparetto)