12 de outubro de 2011

Aproveitando os benefícios da Dança do Ventre

Extremamente sensual é o que todos dizem e pensam a respeito da Raks Shark, chamada de Dança do Ventre aqui no Brasil. Mais conhecida pelo mundo como Bellydance. Suas origens se perderam no tempo — ninguém sabe ao certo onde e quando ela teve início. Alguns historiadores acreditam que surgido na Mesôponatea e/ ou no Antigo Egito. Mas ela teve início no Brasil com a vinda de Napoleão, que quando a trouxe era chamada de Danse du Ventre.

"Seus movimentos sinuosos mexem com todos os músculos do corpo, principalmente os da barriga, os dos quadris e os da pélvis, região localizada na bacia", já na primeira aula as minhas alunas percebem e já consegue sentir os músculos sendo trabalhados.

Isso deixam elas bastante animadas em sentir seu corpo sendo moldado e trabalhado. Eu acredito que esta dança não trabalha somente a parte externa do corpo, mas também a mente. Ela trabalha a concentração, e com a feminilidade em particular de cada uma. Por isso eu vejo a Dança do Ventre não somente como uma dança, uma atividade física, ela também serve como terapia.


Em minha aula eu procuro manter um clima tranquilo e descontraído. Então as alunas  responde a este chamado, junto com o rítmo da música, com movimentos circulares, ondulatórios e suaves, quadril, braços e cabeça. Este prazeroso movimento  harmoniza o sistema nervoso central, enviando a energia vital  e as substancia hormonais a traves de todo o corpo. A mente se torna relaxada e equilibrada.

Através dos movimentos, a dançarina da dança do ventre se centra na sua resposta criativa a musica. Isto lhe permite situar-se e viver o momento presente, se desligando dos problemas e agitações do dia-a-dia. E neste momento podem se manifestar estados alterados da consciência que conduzem as alunas e a bailarina uma sensação de prazer, relaxamento e felicidade.

Quando uma pessoa tem o corpo, a mente, as emoções e o espírito unidos, isto faz com que o estresse não se instale no corpo porque  a conformação energética desta pessoa não dá ao estresse chance para se instalar.

A Dança do Ventre e as suas variações  é o resultado de um processo que lhe é dado à dançarina abrindo para novas emoções. Dançar a dança do ventre é uma oportunidade enriquecedora para explorar as partes luminosas  e obscuras da psique da mulher que a pratica.

É, também, um oportunidade especial para sarar algumas feridas psíquicas, físicas, mentais e emocionais. Certo é, que, esteja a mulher consciente ou não desta necessidade de cura, o processo terapêutico vai vir através da dança do ventre.

A mulher que pratica esta dança aos poucos vai se tornando mais confiante de se mesma, vai descobrindo partes de seu corpo que até então não eram notadas. Aprende saber olhar melhor para ele, consequentemente ficam mais vaidosas.

"Fico tão feliz ao vir para aula, e antes de ir para aula, penso em qual roupa irei colocar. Afinal, quero ficar mais bonita quando me olhar no espelho."

Esse é o primeiro de muitos processos que vão acontecendo e transformando naturalmente e insconsciente. E com o tempo, a cada mulher, a cada bailarina, é perceptível uma mudança específica para cada uma delas. Tornando-a uma mulher mais feliz e satisfeita.